terça-feira, 1 de abril de 2008

Boas vindas

O Blog Chá com Bolacha é dirigido à análise de obras literárias, focando principalmente o papel da mulher, tanto no contexto literário, quanto em seu papel como escritora.
Acompanhando a minissérie Queridos Amigos, a personagem Beatriz nos anos de chumbo da ditadura (60/70) era estudante de artes cênicas, foi presa, torturada, estuprada e humilhada no mais baixo nível que um ser humano pode suportar. Nos anos 80, quando a abertura política permeia nossa sociedade, e anistia os presos políticos e exilados, a jovem torturada, agora mulher tem um diário descrevendo todos os detalhes de suas agressões e de seu torturador, mas tem medo de denunciá-lo, pois ele ainda faz parte da polícia, e receia novas represálias e a não punição para o torturador.
Dos anos 80 em diante, pouco mudou a condição da mulher, ou talvez tenha sido lenta, quase imperceptível. Talvez com a lei “Maria da Penha”, tenhamos mais força de lutar pelos nossos direitos e punição aos agressores.
A mulher dos anos 80 em sua maioria era ignorante politicamente, ao assistir a minissérie senti um mal estar muito grande, pois naquela época era uma jovem iniciando o curso universitário, e percebo o quanto era ignorante nas questões políticas e sociais do meu país.
Desconhecia todo o massacre aos cidadãos que prezavam a liberdade de expressão e o direito ao voto.
Hoje tenho grande pesar de não ter participado deste feito, que compôs nossa história não contada em sua íntegra, é uma parte da história de autoritarismo e arbitrariedade. Acredito que minha alienação ajudou a acarretar mais alguns anos de submissão com vendas nos olhos, obstruindo nosso direito, nossa voz e posição dentro de uma sociedade machista.

Nenhum comentário: