quarta-feira, 21 de maio de 2008

Novos Tempos, Novos Conceitos

Novos tempos, novos conceitos, novas tecnologias, é assim que os indivíduos crescem, aperfeiçoam-se e refletem seus anseios, suas relaçoes com o outro.
o novo tempo, sua utilização e com produzir com ele, acredito que nasceu com a Revolução Industrial, vem o fordismo, a automação e hoje a hiper-cibernética ( ciberespaço).
Mas a esta enxurrada de informação jogada a cada minuto, se não tivermos tempo de fazer uma rede de conexão com as informações e conhecimentos, o que vai acontecer com nossa aquisição? Certamente ficarão fragmentadas e sem significação.
E a responsabilidade recai sobre os intelectuais, que têm a função de organizar a vida da sociedade.É dever assinalar positivamente para as novas tecnologias mas com a funçao de transformá-la em cultura, apropriá-la com significação para a transmissão às novas gerações, que não sejam passageiras, e este medo ocorre hoje com as tecnologias digitais.
Com a diversidade, pluralidade estamos comprometidos com novas culturas, tradições, e um dos problemas dos educadores é construir uma rede significativa de conhecimento, procurando diferentes maneiras de explorar, que interligue maior número de indivíduos, é difícil, pois seres humanos tem essências diferentes o que restringe a abrang~encia do coletivo.
O educador deve tomar a frente desse processo, quebrando a fragmentação das disciplinas, levar o aluno a reflexão, saber-pensar, saber-fazer e saber -aprender, através de novas tecnologias, deixá-lo descobrir que navegra na internet com propósito pertinente é aprender, é trocar informações, é uma constante assimilação- acomodação.
A escola deve incentivar o professor o uso das tecnologias, pois o medo do desconhecido, a ignorância tecnológica impede seu desenvolvimento, ficando na mesmices, perdendo a oportunidade de aprender e caminhar junto com os alunos
Não devemos perder oportunidades de conhecimento, crescimento e adaptação aos novos rumos da educação.

Nenhum comentário: